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Atendimento ao cliente: dicas para tornar sua empresa mais competitiva

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O atendimento ao cliente é uma das principais chaves para a comunicação entre a empresa e o contratante dos serviços. É com ele que a impressão social será passada, cabendo ao atendente demonstrar simpatia e fazer uma boa imagem do local onde trabalha.

Os três principais pilares do atendimento ao cliente são: paciência, educação e suporte. Com a junção deles, uma tríplice corrente será formada para ampliar as opiniões a respeito de determinada empresa. A qualidade também é um ponto fundamental, principalmente quando o objetivo é definido entre conseguir novos clientes e manter os antigos por perto. 

As necessidades do mundo moderno

Com a invenção dos computadores, smartphones e da internet, as pessoas estão sempre com pressa e é por isso que, até mesmo no meio da comunicação, a agilidade será crucial para satisfazer as necessidades do cliente.

Além da agilidade, é preciso entender que o cliente está cada vez mais informado e, por isso, precisa ser convencido por meio de estratégias inovadoras e interessantes. O “mais do mesmo” não interessa.

Por que atender bem um cliente é importante?

São muitas as respostas que permeiam essa pergunta, mas é possível entrar em um consenso sem grandes dificuldades. Se um cliente procura atendimento em uma empresa, significa que ele sente confiança e credibilidade.Por isso, se faz necessário o cumprimento de suas expectativas.

O quesito “disponibilidade” também ganha seu lugar quanto às exigências dos que procuram por um serviço. As pessoas são ocupadas na maior parte de seus dias, então, é certo que desejam que o serviço ao qual procuram esteja aberto quando conseguirem um tempo livre.

Dito isso, os motivos para atender bem um cliente são:

  • Evitar perder a clientela;

  • Evitar a perda de lucros;

  • Ganhar novos clientes por meio de boas avaliações;

  • Passar uma imagem de empresa sensível aos desejos dos clientes.

Empresas com os melhores atendimentos ao cliente

Embora o Brasil seja um dos piores no quesito qualidade de atendimento, ainda podemos encontrar, na atualidade, muitas empresas que dão um grande exemplo de empatia e atendem bem o cliente. Sendo assim, as empresas com melhor atendimento ao cliente são:

  • Natura: No ano de 2017, a Natura ocupou o primeiro lugar do ranking em atendimento ao consumidor, segundo dados do Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC). A empresa investe, principalmente em treinamentos técnicos, o que garante maior preparação para seus funcionários.

  • Apple: Tendo o bom desempenho sendo explicitado nos lucros da empresa, a Apple investe em fatores como a empatia e a valorização da qualidade de serviços para garantir uma vaga no coração dos clientes.

  • Netflix: Multada no ano de 1997 devido a uma deficiência no serviço de atendimento ao cliente, a Netflix percebeu que precisava, com urgência, melhorar no quesito de relacionamentos. Hoje em dia, a empresa investe numa relação descontraída por meio de redes sociais.

  • Uber: Sendo o Brasil o terceiro maior usuário do aplicativo no mundo, a Uber decidiu que estava na hora de demonstrar empatia para com os seus clientes. A ideia que surgiu por conta da demora de um táxi acabou por valorizar o atendimento ao cliente para que o erro não se repetisse.

  • Nubank: Com cerca de 5 anos no mercado, a Nubank não fica para trás quando o assunto é simpatia e preocupação com os clientes. Suas estratégias de relacionamento estão diretamente ligadas às máximas de humanização.

  • Coca-Cola: Além de proporcionar propagandas bem elaboradas em datas comemorativas, a Coca-Cola é uma empresa tradicionalista no atendimento ao cliente, sempre demonstrando ter um diálogo aberto e com atendentes devidamente capacitados.

Por que a competitividade é importante?

Em meio a tantos nomes no mercado, ser competitivo é quase uma obrigação. Para demonstrar a qualidade do serviço, será necessário muito esforço e dedicação.

Além disso, a competitividade se torna uma motivação para continuar a crescer e encarar os desafios no meio de gestão de negócios. Sendo assim, é preciso vencer diariamente esse desafio, ampliando os horizontes e dando um feedback positivo para o negócio.

Dicas para tornar sua empresa mais competitiva

Um dos principais segredos das empresas que possuem o melhor atendimento ao cliente estão ligados ao respeito e ao contato humanizado com o público externo.

Mesmo sabendo que não há uma fórmula secreta e 100% eficaz, alguns conselhos podem servir na hora de aplicar as táticas na central de atendimento.

1. Interpessoalidade

Muitos clientes ficam incomodados com certos pronomes de tratamento como, por exemplo, “senhor”. Antes de chamá-lo por qualquer coisa além do nome, o mais aconselhável é ter um diálogo amigável e fazer um filtro do perfil do cliente.

2. Melhore a interação com o cliente

Mostrar suporte e atenção mesmo após o problema ter sido resolvido é uma boa solução para deixar o cliente seguro e ter a sensação de que pode contar com a empresa para qualquer coisa que precise, seja ela positiva ou negativa.

3. Busque o feedback

Montar esquemas de avaliação após as ligações é de extrema importância para saber como anda o desempenho dos funcionários e a visão do cliente a respeito da empresa. Tendo essas informações em mãos, os pontos podem ser melhorados e erros recorrentes evitados.

4. Fortalecer as habilidades no atendimento

Preparar os funcionários para atender os clientes é uma boa saída para quem deseja ter uma atividade positiva na empresa. Oferecer cursos pode ser a melhor saída para não cometer erros banais.

5. Analisar os contatos

Antes de decidir passar os contatos dos clientes para os funcionários, é fundamental trabalhar com o perfil deles. Descobrir informações sobre comportamento será um diferencial.

Quanto mais próximo o atendente for do solicitante do serviço, maior será a interação e melhores serão os resultados.

6. Manter os colaboradores envolvidos

Promover uma união entre os membros da empresa irá facilitar na convivência e melhorar na qualidade do atendimento.

Enquanto todos estiverem unidos em um mesmo propósito, o fluxo positivo será melhor.

Fazer com que uma empresa adquira popularidade no mercado é um longo processo, mas por que não começar pelo atendimento ao cliente? É o público que atribui a positividade do serviço, portanto, deve receber atenção e ter seus problemas resolvidos de maneira agradável.

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